Os nossos tratamentos

Marque aqui a sua consulta

Prótese Removível

As próteses removíveis são dispositivos utilizados para a substituição de dentes ausentes. Podem ser totais ou parciais, de acrílico ou esqueléticas. São uma alternativa mais económica, embora não tão confortável quanto as próteses fixas e permitem recuperar a função, fonética e alguma estética que ficam comprometidas quando existe a perda de um ou mais dentes.

Prótese Acrílica

São construídas  predominantemente em resina acrílica, apesar de poderem ter partes metálicas para retenção (ganchos), redes, reforços ou barras palatinas ou linguais. Este tipo de prótese apoia apenas sobre as gengivas.

Prótese Esquelética

Prótese com uma base metálica individualizada que apoia sobre as gengivas e os dentes.
São mais finas e resistentes quando comparadas com as acrílicas.

Prótese Semi-Fixa Ou Sobredentadura

Se perdeu todos os seus dentes, certamente saberá que as próteses removíveis não lhe transmitem a confiança a mastigar que tinha quando ainda possuía a sua dentição. Nestes casos, existe a possibilidade de estabilizar a sua prótese total com recurso a implantes – próteses semi-fixas ou sobredentaduras.

Trata-se de uma prótese dentária convencional, instalada sobre dois ou quatro implantes, que oferece um conforto superior e retenção melhorada em comparação com as removíveis.

É uma solução intermédia para quem procura mais do que as tradicionais, mas não pode optar pelas soluções completamente fixas por razões económicas.

Perguntas Frequentes

Frequentemente dá-se prioridade à substituição de dentes perdidos quando existe maior comprometimento estético. Contudo, para haver uma boa saúde oral é necessário que todos os dentes perdidos (à exceção dos sisos) sejam repostos, de modo a evitar que ocorra alteração da posição dos dentes remanescentes, criação de espaços difíceis de higienizar, que podem originar lesões de cárie e problemas periodontais, má-oclusão e dificuldades mastigatórias.

A habituação às próteses removíveis pode exigir algum tempo. No início é natural que possa sentir alguma dificuldade na mastigação e até a falar. A alimentação pode ser inicialmente adaptada, com alimentos mais moles e cortados, e progressivamente normalizada.

A persistência é chave para que este processo seja mais rápido e harmonioso. 

 

A duração de uma prótese dentária depende de vários fatores, nomeadamente:

– de uma boa higiene oral e correta limpeza das próteses

– do cuidado com o manuseio das próteses

– da presença de bruxismo, que acelera o desgaste dos dentes da prótese

– do ritmo de reabsorção óssea (a partir do momento que um dente é perdido vai ocorrer um processo contínuo de perda óssea e consequente recuo da gengiva, que justifica a desadaptação das próteses ao longo do tempo)

Pequenas desadaptações podem ser facilmente solucionadas com um rebasamento (preenchimento da prótese), mas, em situações de grande desgaste e grande desadaptação, pode ser necessário proceder à substituição das próteses.

Não aconselhamos que pernoite com as próteses. Estas devem ser removidas à noite, antes de dormir, e guardadas num local seco e protegido.

Médicos

Open chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos ajudar?