As Facetas Dentárias, também conhecidas como lentes de contacto dentárias, são peças finas de elevada resistência, que aderem à superfície dos dentes, de forma a criar um sorriso mais estético e harmonioso. Permitem alterar a cor, forma, orientação e tamanho dos dentes.
Etapas do Tratamento
Passo a passo de um tratamento com facetas cerâmicas:
1- Antes de iniciar um tratamento com facetas é fundamental realizar um correto diagnóstico através da observação clínica, avaliação dos exames radiográficos, moldes e realização de um estudo fotográfico. As expectativas do paciente são também alvo de atenção.
2- Com base nestes dados, é realizado um estudo digital do sorriso que permite desenhar uma maquete 3D do sorriso final. Deste modo, o paciente pode ver e aprovar o projecto do seu sorriso logo numa fase inicial e garantir que as suas expectativas são alcançadas.
3- Posteriormente é realizado o mock-up ou test-drive do sorriso. São realizadas fotografias e é testada a dinâmica labial, fonética e conforto do paciente.
4- De seguida é realizada a preparação dentária necessária para garantir a espessura necessária da cerâmica e são realizados os moldes para que o laboratório de prótese possa confeccionar as facetas cerâmicas de acordo com o sorriso planeado.
5- Na última consulta, as facetas de cerâmica são aderidas aos dentes de acordo com um protocolo rigoroso, de modo a assegurar a resistência e longevidade do tratamento realizado.
Facetas em resina composta
As facetas dentárias em resina composta constituem uma alternativa mais económica face às facetas cerâmicas. Estas facetas têm a vantagem de serem aplicadas diretamente sobre o dente, sem necessidade de recorrer a um laboratório de prótese para a sua confeção. A sua realização é, por isso, mais rápida e exige menos consultas. Apesar de não conseguirem mimetizar tão bem a dentição natural quanto as cerâmicas, as facetas de resina composta têm bons resultados, desde que seja feita uma manutenção periódica das mesmas, de modo a garantir que a cor e o formato se mantêm constantes ao longo do tempo.
Perguntas Frequentes
Durante quanto tempo as facetas vão manter a sua cor?
As facetas em cerâmica têm uma ótima estabilidade da cor e, por isso, não sofrem alterações ao longo dos anos. Pelo contrário, as facetas confecionadas em resina composta tendem a pigmentar mais facilmente devido à porosidade do material e, por isso, exigem maior manutenção com polimentos regulares.
As facetas podem partir?
Embora tenham uma espessura muito fina, as facetas depois de aderidas, seguindo um protocolo rigoroso, adquirem uma resistência muito semelhante à do seu dente natural.
É por isso, pouco frequente a sua fratura. No entanto, um dente saudável pode partir quando sujeito a algum trauma/acidente, a faceta não será diferente.
Tenho bruxismo. Isso interfere na colocação de facetas?
O bruxismo, que traduz o hábito de ranger ou apertar os dentes, representa de facto uma ameaça a este tipo de tratamento estético dadas as forças exercidas. Apesar da cerâmica ser um material de grande resistência, bem maior do que a da resina composta, até ela, por acumulação destas ditas forças pode atingir o seu limite e fraturar. Assim, o bruxismo pode ser um problema à colocação de facetas uma vez que este pode diminuir a sua longevidade.
No entanto, havendo um controlo destes movimentos parafuncionais, como por exemplo, através de uma goteira de proteção noturna, este hábito não constitui contra-indicação para a colocação de facetas.
Qual a diferença entre facetas e coroas?
As coroas são peças cerâmicas que recobrem todas as faces do dente, estando indicadas para casos em que o remanescente dentário é muito reduzido. As facetas são peças cerâmicas de espessuras mais reduzidas e que recobrem apenas a superfície anterior do dente.
