Os nossos tratamentos

Marque aqui a sua consulta

Branqueamento Dentário

Fatores que provocam alteração da cor dos dentes

São vários os fatores que podem tornar os seus dentes mais escuros, manchados e, portanto, esteticamente menos atraentes: 

  • Alimentação; 
  • Tabaco; 
  • Higiene pouco cuidada;
  • Alguns medicamentos;
  • Envelhecimento;
  • Trauma dentário;
  • Genética;
  • Algumas doenças;
  • Excesso de flúor

Antes de realizar um branqueamento dentário

Antes de se iniciar um branqueamento dentário deverá ser realizada uma consulta de higienização, de forma a remover o tártaro e pigmentos externos dos dentes. Nesta consulta, o Médico Dentista irá também fazer uma avaliação do estado geral da saúde oral e definir se serão necessários tratamentos prévios, como por exemplo restaurações.

Contra-indicações: 

Este tipo de tratamento apenas não está indicado em:

  • Pacientes menores de 18 anos
  • Grávidas
  • Pacientes com hipersensibilidade dentária
  • Pacientes com alergia a algum dos compostos do gel branqueador.

Excepto nestas situações, todas as pessoas que apresentem uma boa saúde oral têm a possibilidade de recorrer a este tratamento em segurança

Técnicas de Branqueamento

As técnicas de branqueamento dentário podem dividir-se em 2 categorias: branqueamento de dentes vitais (através de branqueamento externo em consultório ou em ambulatório) e não-vitais (através de branqueamento interno).

Branqueamento externo em consultório

O Branqueamento Dentário em consultório compreende 2 fases: uma na clínica e outra em casa.

Segue-se o passo a passo:

  1. Fotografias e avaliação da cor inicial;
  2. Realização de moldes para confeção das goteiras de branqueamento;
  3. Colocação de afastador de lábios, isolamento da gengiva e aplicação do gel na superfície dentária, durante aproximadamente 90 minutos;
  4. Entrega do kit ao paciente com as moldeiras e o gel de branqueamento para completar o tratamento em casa, até atingir o resultado final;
  5. Controlo: fotografias e avaliação da cor final.

Branqueamento externo em ambulatório

O Branqueamento Dentário em ambulatório consiste na realização deste tratamento pelo paciente em casa, sempre através da utilização de um gel de branqueamento aplicado em goteiras.

O processo é o seguinte:

  1. Fotografias e avaliação da cor inicial;
  2. Realização de moldes para confeção das goteiras de branqueamento;
  3. Entrega do kit ao paciente com as moldeiras e o gel de branqueamento para a realização do tratamento em casa;
  4. Controlo: fotografias e avaliação da cor final.
 
 

Branqueamento interno

Este branqueamento é indicado em dentes não vitais que foram previamente endodonciados (“desvitalizados”) e sofreram alteração da sua cor.
Neste caso, o gel branqueador é aplicado pelo médico dentista no interior do dente.
Podem ser necessárias várias sessões e pode ser conjugado com branquemento externo.

Perguntas Frequentes

Não. As pastas de dentes que advogam efeito branqueador são constituídas por agentes branqueadores em baixa concentração ou, em alternativa, apresentam uma maior abrasividade relativamente às restantes pastas dentífricas.
Então, por um lado temos agentes branqueadores em baixa concentração que apenas estarão em contacto com o dente durante o tempo de escovagem, não conseguindo penetrar no dente e alterar a sua cor interna.
Por outro lado, temos substâncias mais abrasivas que, ao ser esfregadas na superfície dentária podem remover algumas manchas extrínsecas, porém também irão riscar/remover a superfície do dente (esmalte), gerando sensibilidade dentária, inflamação e recessão gengival.
Sendo assim, as pastas branqueadoras não têm qualquer efeito nas zonas mais profundas dos dentes sendo incapazes de realmente alterar a sua cor.

Embora exista atualmente uma grande variedade de materiais e técnicas de branqueamento, apenas algumas possuem provas científicas de segurança e eficácia. Por isso, desde que os materiais e técnicas sejam devidamente seleccionados e aplicados/supervisionados por um médico dentista, os resultados são expectáveis e a segurança salvaguardada.

Os caninos são os dentes que mais volume de dentina possuem (a dentina é a camada interna do dente responsável pelo tom amarelado dos dentes) e, por essa razão, são habitualmente os dentes mais escuros. O branqueamento nem sempre resolve esta diferença mas é capaz de a atenuar, mantendo o aspecto harmonioso de uma dentição natural.

A durabilidade e a eficácia do tratamento depende dos hábitos alimentares e sociais  adotados durante e após o término do tratamento. É aconselhado evitar o consumo de bebidas ou alimentos que pigmentem os dentes. Igualmente o tabaco deve ser evitado ou mesmo eliminado.

No entanto, segundo alguns estudos, uma vez efetuado o Branqueamento Dentário, é pouco provável que os dentes voltem à sua cor original.

Em casos em que se comece a observar alguma recidiva na cor, é possível fazer um reforço do tratamento.

Médicos

Open chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos ajudar?