Uma correta higiene oral é fundamental para a sua saúde oral e geral. Escovar os dentes, passar o fio dentário e fazer visitas periódicas ao seu médico dentista são hábitos simples que fazem toda a diferença na prevenção de doenças orais, como a cárie dentária, a doença periodontal (gengivite e periodontite) e outras condições orais, como o mau hálito (halitose) e infeções.
Consulta
Nestas consultas é contemplada tanto a dimensão clínica, habitualmente com uma destartarização (remoção do tártaro, placa bacteriana e pigmento da superfície dos dentes), como a pedagógica, através da instrução e motivação para a higiene oral (com a demonstração de técnicas de escovagem – com escova manual e elétrica, assim como o método de higiene interproximal – com fio/fita dentária e escovilhões). Podem também ser aconselhados produtos (pasta dentífrica, colutório, gel, etc.) adequados à situação clínica do paciente naquele momento, e alterados ou não, conforme a progressão do seu estado de saúde oral.
Faz também parte da consulta de higiene oral o despiste de possíveis problemas orais que necessitam de tratamento e a manutenção e controlo de tratamentos dentários prévios, assumindo um papel importante na prevenção, manutenção e estabilidade a longo prazo dos tratamentos dentários
A consulta de Higiene Oral contempla ainda a colocação de Selantes de Fissuras e aplicações de flúor nos dentes das crianças, como medida preventiva da cárie dentária, assim como consultas de aconselhamento e acompanhamento da Saúde Oral da Grávida.
Com que frequência devo realizar uma destartarização?
Com que frequência devo realizar uma destartarização?
A destartarização (limpeza dentária) deve ser feita idealmente de 6 em 6 meses para que seja possível uma correta manutenção da sua saúde oral. No entanto, na Clínica Dentária de Lordemão esta periodicidade é avaliada e adaptada à condição oral de cada paciente.
Devo utilizar o fio antes ou depois da escovagem?
O ideal é que seja utilizado antes da escovagem, mas mais importante é usá-lo diariamente.
Adotando o uso de fio dentário como primeira etapa da higiene oral dificilmente este será esquecido. Desta forma, o fio irá remover os resíduos que acumulamos entre os dentes, que posteriormente serão eliminados com a escova.
Certifique-se de passar o fio dentário suavemente entre cada dente, fazendo movimentos delicados para evitar ferir as gengivas.
O mais importante é tornar o uso do fio dentário um hábito constante.
Tenho sensibilidade dentária, o que posso fazer?
Numa primeira fase deve marcar uma consulta para despistar a existência de algum problema dentário. Caso tal não se verifique, pode ser-lhe recomendada a utilização de uma pasta de dentes adequada para dentes sensíveis.
