A ortodontia invisível visa responder à ansiedade e à expectativa de um público diferenciado, que não quer ou que não pode usar os aparelhos convencionais com brackets.
Baseia-se na utilização sequencial de uma série de alinhadores transparentes, removíveis e praticamente invisíveis que permitem corrigir a posição dos seus dentes de uma forma bastante discreta.
Etapas do tratamento com alinhadores
Estudo ortodôntico
Este estudo permite um diagnóstico e planeamento do tratamento (são realizadas radiografias, fotografias e modelos de estudo).
Planeamento digital
Ainda antes de se iniciar o tratamento, o paciente fica com uma ideia concreta do resultado final do seu sorriso, concebido digitalmente, em 3D. A simulação virtual do sorriso irá permitir ver como os dentes se irão movimentar e quantos alinhadores irão ser necessários. Após a aprovação do sorriso dá-se início à produção dos alinhadores.
Início do tratamento
Nesta consulta é feita a cimentação dos attachments, que são peças em compósito da cor do dente. Os attachments fornecem ancoragem ao aparelho e a sua forma varia com o movimento necessário.
Serão entregues os primeiros alinhadores e fornecidos todos os conselhos e esclarecimentos sobre o uso e cuidados a ter durante o tratamento. Os alinhadores devem ser usados durante pelo menos 22 horas diárias e substituídos semanalmente ou quinzenalmente, segundo orientação médica.
Consultas de controlo
O paciente visita-nos regularmente para permitir o acompanhamento de todo o tratamento, efetuar quaisquer correções necessárias e entregar os novos conjuntos de alinhadores para as semanas seguintes.
Quando o tratamento estiver terminado terá de usar uma contenção durante o tempo estipulado pelo ortodontista para manter o resultado gerado pelo tratamento.
Vantagens
Vantagens relativamente a outros tipos de aparelhos ortodônticos
- Estético
- Confortável
- Removível (facilitando a alimentação e a higienização)
- Resultado previsível (permite visualizar o sorriso final antes de iniciar o tratamento)
- Maior flexibilidade
nas consultas de controlo - Ausência de consultas de urgência (devido a brackets fraturados ou arames soltos)
Perguntas Frequentes
O tratamento com alinhadores resulta?
Sim, conseguem-se resultados de tratamento muito semelhantes aos alcançados com aparelhos fixos. No entanto, é fundamental a colaboração na utilização dos alinhadores para alcançar o melhor resultado possível no menor espaço de tempo de tratamento.
A que se deve o valor mais elevado?
O processo de diagnóstico e planeamento de um tratamento de ortodontia com alinhadores é diferente do utilizado na ortodontia convencional. Existe um planeamento digital do tratamento e a confecção dos alinhadores está dependente de laboratórios externos que tornam o tratamento mais dispendioso.
Posso remover os alinhadores sempre que necessitar?
Sim. No entanto, recomenda-se a sua utilização pelo menos 22 horas por dia.
Idealmente os alinhadores devem ser removidos apenas durante as refeições e para a realização da higiene oral, devendo recolocar assim que possível.
